900
Ema Paulino
International Pharmaceutical Federation

Ema Paulino terminou a licenciatura em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa em 2001, tendo concluído uma pós-graduação em farmácia comunitária em 2003.

É farmacêutica comunitária e exerce a profissão na farmácia de que é proprietária em Almada, Portugal. É atualmente Diretora Geral e Coordenadora Profissional e Científica da Ezfy.

É membro da Direção Nacional da Ordem dos Farmacêuticos (OF)). Foi anteriormente Presidente da Secção de Lisboa e da Região Sul da Ordem dos Farmacêuticos entre 2012 e março de 2019, e membro da Direção da Associação Nacional das Farmácias entre 2003 e 2012.

Atualmente membro do Comité Executivo enquanto Secretária Profissional da FIP, Ema Paulino foi anteriormente CEO interina, Vice-Presidente e Secretária da Secção de Farmácia Comunitária, e Presidente e Coordenadora de Projetos do Grupo de Jovens Farmacêuticos da mesma instituição. Recebeu o galardão FIP Fellow em 2012.

Enquanto estudante de Ciências Farmacêuticas, foi Presidente da Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia (APEF) e Coordenadora do Gabinete de Informação, Promoção e Educação para a Saúde da Faculdade de Farmácia de Lisboa (GIPES).

Ema é membro da Direção da Pharmaceutical Care Network Europe (PCNE).

É autora de uma coluna mensal sobre questões internacionais relacionadas com a farmácia, na Revista Portuguesa de Farmácia “Farmácia Distribuição”.

Em 2014, foi distinguida com o prémio Almofariz para Figura do Ano.

Ana Paula Martins
Ana Paula Martins
Ordem dos Farmacêuticos

Ana Paula Martins Silvestre Correia nasceu em 1965 e é licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa em 1990. Completou o Mestrado em Epidemiologia na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa em 1995 e o Doutoramento em Farmácia Clínica na Faculdade de Farmácia de Lisboa em Maio de 2005. É Professora Auxiliar da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa no Departamento de Sócio-Farmácia. É investigadora do iMED.UL (Medicines Research Institute Lisbon University) como investigadora na área da Farmacoepidemiologia. Tem dezenas de artigos publicados em Revistas Nacionais e Internacionais e participou como autor e co-autor em capítulos de Livros na área da Farmacoepidemiologia. É presentemente orientadora e co-orientadora de projetos de doutoramento em Medicines and Pharmaceutical Innovation (i3DU) na FFUL, nas áreas da monitorização da segurança de novos medicamentos, efetividade comparativa em Oncologia, gestão de risco no medicamento, farmacovigilância e terapêuticas avançadas e coordena a Unidade de Farmacovigilância de Lisboa, Setúbal e Santarém.

 Foi Diretora de External Affairs e Market Access da MSD Portugal ( Merck&co. USA) entre 2006- 2014, Diretora do Centro de Estudos de Farmacoepidemiologia da ANF entre 1994-2006 e Secretária Geral da Ordem dos Farmacêuticos entre 1989 e 1992. Foi assessora do Ministro da Educação e do Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares entre 1992 e 1994, tendo responsabilidades nas áreas do Programa Nacional de Combate às Toxicodependências (Projeto Vida) e no Programa de Promoção da Saúde em Meio Escolar. Foi Diretora de Relações Institucionais da ANF entre Julho de 2014 e Outubro de 2015. Foi Presidente da Mesa da Assembleia Geral Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos entre 2009 e 2015.

Foi membro da Direção da Associação Portuguesa de Epidemiologia. Foi membro da Task-force de Avaliação de Tecnologias da Saúde da European Federation Pharmaceutical Industry and Associations (EFPIA) em representação da APIFARMA. É membro indicado pela Ordem dos Farmacêuticos, para o Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida. É desde Fevereiro de 2016, Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos. É desde 12 de Setembro de 2019, Presidente do Instituto de Saúde Baseada na Evidência ( ISBE).

Duarte Santos cópi900a
Duarte Santos
Associação Nacional das Farmácias

Nasceu em Lisboa, no dia 29 de agosto de 1984.

Concluiu o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas no ano de 2008 pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra.

Foi membro do Conselho Pedagógico da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra entre 2006 e 2008.

Foi membro do Núcleo de Estudantes de Farmácia da Associação Académica de Coimbra (NEF/AAC).

Foi Vogal da Direção da Associação Portuguesa dos Jovens Farmacêuticos (APJF) entre 2008 e 2011.

Foi Segundo Secretário da Mesa da Assembleia Geral da Associação Nacional das Farmácias entre 2012 e 2013.

É Proprietário da Farmácia Central da Lapa – atualmente Farmácia Nova de Carnaxide, em Lisboa, desde 2008.

Foi Presidente da Direção da Associação Portuguesa dos Jovens Farmacêuticos (APJF) entre novembro de 2011 e abril de 2015.

É Membro da Direção da Associação Nacional das Farmácias desde 2013.

Membro do Júri das Provas Públicas de Defesa do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade Lisboa desde 2014.

Foi Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação Portuguesa dos Jovens Farmacêuticos (APJF) entre abril de 2015 e janeiro de 2018.

É Diretor da Revista Farmácia Portuguesa desde abril de 2016.

É MBA pela AESE Business School.

É o Presidente do Pharmaceutical Group of the European Union em 2020.

Rui Ivo
INFARMED
*a confirmar