13 de novembro | 17h00 - 18h10

900
Ema Paulino
Ordem dos Farmacêuticos

Ema Paulino terminou a licenciatura em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa em 2001, tendo concluído uma pós-graduação em farmácia comunitária em 2003.

É farmacêutica comunitária e exerce a profissão na farmácia de que é proprietária em Almada, Portugal. É atualmente Diretora Geral e Coordenadora Profissional e Científica da Ezfy.

É membro da Direção Nacional da Ordem dos Farmacêuticos (OF). Foi anteriormente Presidente da Secção de Lisboa e da Região Sul da Ordem dos Farmacêuticos entre 2012 e março de 2019, e membro da Direção da Associação Nacional das Farmácias entre 2003 e 2012.

Atualmente membro do Comité Executivo enquanto Secretária Profissional da FIP, Ema Paulino foi anteriormente CEO interina, Vice-Presidente e Secretária da Secção de Farmácia Comunitária, e Presidente e Coordenadora de Projetos do Grupo de Jovens Farmacêuticos da mesma instituição. Recebeu o galardão FIP Fellow em 2012.

Enquanto estudante de Ciências Farmacêuticas, foi Presidente da Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia (APEF) e Coordenadora do Gabinete de Informação, Promoção e Educação para a Saúde da Faculdade de Farmácia de Lisboa (GIPES).

Ema é membro da Direção da Pharmaceutical Care Network Europe (PCNE).

É autora de uma coluna mensal sobre questões internacionais relacionadas com a farmácia, na Revista Portuguesa de Farmácia “Farmácia Distribuição”.

Em 2014, foi distinguida com o prémio Almofariz para Figura do Ano.

Sérgio Chacim
Sérgio Chacim
Instituto Português de Oncologia do Porto

Licenciado em Medicina pelo Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar, na Universidade do Porto, completando a especialidade de Hematologia Clínica no Instituto Português de Oncologia do Porto, onde é actualmente Assistente Hospitalar, no Serviço de OncoHematologia, desenvolvendo actividade clínica e de investigação clínica no grupo de Epigenética e Biologia Cancro, do Centro de Investigação do IPO Porto. Experiência em ensaios clínicos internacionais (investigador Principal e Sub-investigador) de fase Ib, II e III (Centro de Investigação do IPO Porto), na área das doenças hematológicas neoplásicas. Esteve envolvido na Certificação e implementação da terapia com células CAR-T no IPO Porto desde 2018.

Membro da Sociedade Portuguesa de Hematologia, perito médico da Comissão de Avaliação de Tecnologias de Saúde (CATS) – órgão consultivo do INFARMED, desde 2017, membro da Comissão de Farmácia e Terapêutica do IPO Porto desde 2019.

holonnn
1200px-Pfizer_logo.svg