Ema Paulino terminou a licenciatura em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa em 2001, tendo concluído uma pós-graduação em farmácia comunitária em 2003.
É farmacêutica comunitária e exerce a profissão na farmácia de que é proprietária em Almada, Portugal. É atualmente Diretora Geral e Coordenadora Profissional e Científica da Ezfy.
É membro da Direção Nacional da Ordem dos Farmacêuticos (OF). Foi anteriormente Presidente da Secção de Lisboa e da Região Sul da Ordem dos Farmacêuticos entre 2012 e março de 2019, e membro da Direção da Associação Nacional das Farmácias entre 2003 e 2012.
Atualmente membro do Comité Executivo enquanto Secretária Profissional da FIP, Ema Paulino foi anteriormente CEO interina, Vice-Presidente e Secretária da Secção de Farmácia Comunitária, e Presidente e Coordenadora de Projetos do Grupo de Jovens Farmacêuticos da mesma instituição. Recebeu o galardão FIP Fellow em 2012.
Enquanto estudante de Ciências Farmacêuticas, foi Presidente da Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia (APEF) e Coordenadora do Gabinete de Informação, Promoção e Educação para a Saúde da Faculdade de Farmácia de Lisboa (GIPES).
Ema é membro da Direção da Pharmaceutical Care Network Europe (PCNE).
É autora de uma coluna mensal sobre questões internacionais relacionadas com a farmácia, na Revista Portuguesa de Farmácia “Farmácia Distribuição”.
Em 2014, foi distinguida com o prémio Almofariz para Figura do Ano.
Licenciado em Medicina pelo Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar, na Universidade do Porto, completando a especialidade de Hematologia Clínica no Instituto Português de Oncologia do Porto, onde é actualmente Assistente Hospitalar, no Serviço de OncoHematologia, desenvolvendo actividade clínica e de investigação clínica no grupo de Epigenética e Biologia Cancro, do Centro de Investigação do IPO Porto. Experiência em ensaios clínicos internacionais (investigador Principal e Sub-investigador) de fase Ib, II e III (Centro de Investigação do IPO Porto), na área das doenças hematológicas neoplásicas. Esteve envolvido na Certificação e implementação da terapia com células CAR-T no IPO Porto desde 2018.
Membro da Sociedade Portuguesa de Hematologia, perito médico da Comissão de Avaliação de Tecnologias de Saúde (CATS) – órgão consultivo do INFARMED, desde 2017, membro da Comissão de Farmácia e Terapêutica do IPO Porto desde 2019.